Motion | 27 setembro 2016

Utopian Façade, novo clipe de John Carpenter

Os diretores Gavin Hignight e Ben Verhulst tentam ser fiéis a obra do diretor cultuado do terror.

por

Se você não conhece John Carpenter, deveria. Mesmo que não faça seu estilo.

Essa semana o cineasta e compositor (Dark Star – 1974, The Fog – 1980, The Thing – 1982, Christine – 1983 e They Live – 1988) lançou um novo vídeo da música “Utopian Façade“, penúltima faixa do seu segundo álbum de estúdio “Lost Themes II” . No vídeo, um androide se depara com criaturas em uma floresta escura.

Nada é mais divertido do que ficar a noite toda na mata fazendo monstros virem à vida“, diz Gavin Hignight, que co-dirigiu o vídeo com Ben Verhulst. Os dois trabalharam juntos no ano passado com John Carpenter em “Night“, faixa do álbum de estreia dele.

Para Hignight, era importante que o clipe honrasse a influência visual de Carpenter sem simplesmente imitar seu estilo. “Sua obra resiste ao teste do tempo por causa da forma como ele é cuidadoso, o pensamento que transmite para cada personagem, e na minha opinião o seu uso de efeitos práticos. Nos esforçamos para fazer isso em uma escala menor.

Para fazer o androide, os diretores se inspiraram em filmes de ficção científica dos anos 70, como THX-1138 e Logan’s Run , bem como ilustrações dos clássicos romances de ficção científica, com a designer de figurino Jennifer Garnet Filo adicionando um toque do anime Neon Genesis Evangelion. A modelo Erika Anjo no papel principal possui a aparência perfeita para a personagem principal, segundo Hignight que diz que buscava “[…] alguém que era excepcionalmente bonita, mas também poderia equilibrar entre fragilidade e força“.

Já sobre os monstros que o androide enfrenta, precisavam ter uma mistura de “tech e digital” para se encaixar no mundo que tinham criado. Uma espécie de cadáver com robô, algo orgânico com componentes mecânicos. O vídeo termina com uma participação especial do próprio Carpenter, que foi uma experiência intimidante: “o que você diz do cara que fez todos os filmes que você queria ter feito?“, brinca Hignight.

Fonte: Dazed Digital

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Ramires Silva

Publicitário que não vive sem música, cinema e uma dose de teoria de conspiração. Reside em Brasília e ganha a vida como designer e developer.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!