Artigos | 17 Maio 2016

Uma breve analise sobre a nova identidade visual do Instagram

A mudança reflete muito mais além do que apenas a identidade, mas a nova trajetória que a empresa trilhará.

por

Dias atrás o Instagram revelou sua nova identidade visual e as opiniões acerca da mudança nas redes sociais rendeu bons gifs, memes e piadas. Entretanto a mudança reflete muito mais além do que apenas a identidade, mas a nova trajetória que a empresa trilhará.

instagram-novo-logo-2-designfera

O aplicativo que começou disponível apenas para aparelhos iOS e perdurou por dois anos assim, até ser disponibilizado para Android’s, tinha como primícia dar um ar retrô para as fotos através dos seus filtros fáceis de serem aplicados. Conquistou assim um público especifico de entusiastas de fotografia. Passada essa época vintage, o público mudou, principalmente após a compra da empresa pelo Facebook, e as marcas começaram a fazer muito uso da ferramenta e suas funções que possibilitava uma série especifica de alcance. Hoje o Instagram já conta 400 milhões de usuários em que mais da metade deles são jovens que amam o aplicativo e dividem as 80 milhões de fotos por dia com as marcas.

instagram-novo-logo-3-designfera

Não só a mudança de público, mas também a de interação fez com que o Instagram anunciasse uma mudança no seu feed, que passaria a exibir as postagens com base em um algoritmo próprio e não mais em ordem cronológica, algo já previsto desde que o Facebook comprou o aplicativo. Tal mudança não agradou muito o público em geral, mas especialmente as marcas que antes com a certeza que suas publicações iriam aparecer em 100% de seus seguidores, agora teriam que se contentar em investir no Instagram Adds, aumentado seu investimento. Um bom negocio para o aplicativo.

Em resumo, a chegada do Facebook frente ao Instagram gerou uma massificação do público de usuários e, a necessidade de adaptação e de implementação de uma forma de monetizar o aplicativo foi apenas uma questão de tempo. É claro que não se deve ignorar as queixas perante as mudanças, os usuários são parte fundamental, mas também é preciso encarar que as coisas mudam ou até evoluem, e essa mudança de identidade é a afirmação do Instagram desta realidade perante ao seus usuários.

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Ramires Silva

Publicitário que não vive sem música, cinema e uma dose de teoria de conspiração. Reside em Brasília e ganha a vida como designer e developer.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!