Artigos | 28 novembro 2014

Transmídia x Crossmedia e a Cultura de Convergência

Vivemos em um mundo cercado por mídias, mas você sabia que a conversa entre as diversas mídias durante uma mesma campanha tem nome?

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Atualmente, vivemos em um mundo onde o que mais há é mídia, mas será que nos tocamos o quanto um meio interage com o outro? Bom, essa interação entre as mídias durante uma mesma campanha tem nome e você vai conferir agorinha. Rola a vinheta! Ops, está aqui embaixo mesmo, no digital.

Os crescentes números de mídias tradicionais e digitais existentes e se relacionando entre si no cotidiano humano permitiram o surgimento de dois fenômenos: a crossmedia e a transmídia (no inglês transmedia). Crossmedia é quando uma mesma mensagem é transmitida por diversas mídias sem sofrer alteração no conteúdo. Por exemplo, uma partida de futebol é reproduzida tanto na internet quando na televisão. A transmedia, por sua vez, ocorre quando uma mensagem com conteúdo diferenciado é transmitida por diversas mídias, onde uma mídia complementa a informação da outra. Estes fenômenos potencializam e ampliam o alcance do público-alvo, já que a mensagem poderá ser acessada por diferentes meios de comunicação.

Vale lembrar que estes conceitos são aplicados nas diversas formas de mídia. Esta integração pode ocorrer, por exemplo, entre mídias impressas e mídias onlines. Um jornal pode indicar a leitura de um livro ou de uma revista, enviando assim o público- alvo para um canal diferente. Atualmente, vemos bastante a utilização destes conceitos com a adição de hashtags em campanhas publicitárias e programas televisivos. No show de talentos, The Voice Brasil, transmitido pela Rede Globo, por exemplo, o público pode enviar a sua opinião sobre o programa, por meio da hashtag #thevoicebrasil, divulgada na televisão, porém utilizada nas redes sociais, ou seja, a mídia eletrônica direcionando para a mídia online.

É quase impossível falar de transmídia ou crossmedia sem citar cultura de convergência. Termo criado para definir as mudanças tecnológicas, mercadológicas, sociais e culturais notadas nos meios de comunicação atualmente. Este conceito também analisa o comportamento do público, que transita entre diversos canais, resultando na transmissão do conteúdo por diferentes mercados midiáticos. Henry Jenkins, autor do livro “Cultura de Convergência”, aborda este assunto dividindo a convergência em três conceitos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva.

A convergência dos meios de comunicação trata da utilização do mesmo canal por tecnologias (vídeos, imagens, áudios e etc.), que anteriormente eram utilizadas separadamente em meios diferentes. Os smartphones, por exemplo, reúnem voz, vídeo, games e televisão em um único aparelho. A cultura participativa, por sua vez, fala do fato que o consumidor não é mais um mero receptor passivo, ele interage com a mídia apresentada e também produz conteúdos. O Youtube exemplifica esta participação do usuário, já que qualquer um com uma câmera pode realizar a gravação de um vídeo ou mudar um conteúdo produzido por um grande veículo e então adicionar no canal. Por fim, inteligência coletiva aborda a ideia de que nenhum indivíduo sabe tudo, porém ao se unir a outras pessoas podem somar recursos e habilidades aumentando a capacidade intelectual, por exemplo, fóruns de discussão.

A tendência é que no futuro as mídias sejam cada vez mais integradas, aumentando assim a chance de cercar o público-alvo. Por agora, uma mensagem fica estampada: o planejamento de uma campanha deve envolver diversas mídias para garantir o alcance do target.

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Sobre o Autor

Barbara Vilas

Publicitária, fã de mídias sociais, apaixonada pela família e por alguns ídolos do R&B. Hoje, trabalho com monitoramento e interação em redes sociais, amanhã, só Deus sabe. Aquela que trará boas notícias de marketing digital e questões num ponto de vista diferente sobre o design e a comunicação.

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