Campanhas | 05 setembro 2018

#SomosAmazônia: influenciadores se mobilizam pelo Dia da Amazônia

Criada pela ONG WWF-Brasil, iniciativa busca aumentar engajamento pela maior florestal tropical contínua do planeta.

por

Para promover o Dia da Amazônia, que acontece nesta quarta-feira (05), a organização não-governamental WWF-Brasil promove uma campanha digital co-criada com 17 influenciadores voluntários ligados a temas socioambientais e outros nichos diversos. A parceria inspirou a produção de uma série de conteúdos individuais e coletivos a partir do conceito “A Amazônia que Inspira Precisa Respirar“.

O projeto busca disseminar informações e gerar discussões no ambiente digital que tragam reflexão, relevância e engajamento qualificado para a conservação da Amazônia.

A proposta do grupo começou a ser desenhada em junho, com o mapeamento de pessoas sensíveis ao tema e com poder de mobilização. Em agosto, o grupo se reuniu no auditório do Museu da Arte de São Paulo (MASP) para um workshop que discutiu o presente e o futuro da Amazônia a partir de seus principais problemas e suas possíveis soluções.

O workshop deu origem a diversas ideias de ações e projetos que foram costurados num calendário comum e que começam a vir a público em breve. Dentre eles, estão previstos podcasts, vídeos, reportagens, conteúdos voltados a engajamento nas redes sociais e um ensaio fotográfico. Para o Dia da Amazônia, foram produzidos dois vídeos que mostram a concepção e discussões do workshop. Os conteúdos poderão ser acessados no site Somos Amazônia, que sedia a campanha.

“Nossa expectativa com o apoio dos influenciadores digitais é levar a mensagem de que proteger a maior floresta tropical contínua do mundo é também proteger a todos nós. Convidamos as pessoas a serem inspiradas a defender a conservação da Amazônia como essencial para o bem-estar e a saúde das populações locais e de todo mundo, no caminho de um desenvolvimento econômico, cultural e socioambiental mais justo e com menos impactos negativos”, afirmou Gabriela Yamaguchi, Diretora de Engajamento do WWF-Brasil.

O dia escolhido para o lançamento foi justamente o dia 5 de setembro, Dia da Amazônia. Dona de uma riqueza impressionante – cerca de 350 trilhões de árvores (mais ou menos 50 árvores para cada habitante do mundo), mais de 3 mil peixes, 427 anfíbios, 1,2 mil aves e 40 mil plantas. É fonte de matérias-primas alimentares, medicinais e minerais.

A Amazônia, no entanto, encontra-se hoje ameaçada, sobretudo pelo desmatamento: entre 2013 e 2017, o índice de desmatamento da região foi 38% maior que nos anos anteriores. Cerca de 71 milhões de hectares já foram perdidos – uma área equivalente às áreas dos estados de São, Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul somados. As grandes obras, como estradas e hidrelétricas, destroem ecossistemas, provocam a remoção de comunidades e ameaçam a sobrevivência das populações ribeirinhas e indígenas, colocando em risco um patrimônio cultural riquíssimo de nosso País. O objetivo do projeto é justamente chamar a atenção para esses problemas e convocar as pessoas a agirem de maneira mais amigável ao Meio Ambiente e à floresta. Os conteúdos na internet poderão ser acompanhados pelas hashtags #SomosAmazônia e #VivaAmazôniaViva.

Texto por Mutato

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Ramires Silva

Publicitário pós-graduado em cinema. Não vive sem música, cinema e mistérios que permeiam o universo. Reside em Brasília e ganha a vida como designer e developer.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!