Artigos | 13 novembro 2016

Real Time Marketing: O poder do agora

Os conceitos do real time marketing e a utilização em grandes eventos.

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Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, eu trabalhei muito, mas muito mesmo, só que também vivi momentos únicos dentro da operação de marketing da Coca-Cola para os jogos, que ficarão pra sempre na minha memória.

Em uma sala dentro do Armazém 3 na Praça Mauá estava a ativação da Coca-Cola e também a operação de real time da campanha. Em uma sala denominada: Newsroom se reuniu um time grande de performance, BI, planejamento, brand, CRM, monitoramento, criativo… enfim pessoas de diversas agências e da empresa estiveram juntas para se tornar uma só marca, uma só voz e potencializar uma comunicação sem barreiras de e-mails, telefonemas, reuniões e acima de tudo em tempo real.

Quando visitei o lugar pela primeira vez fiquei maravilhada, um ambiente que estimulava a vontade de trabalhar. Um lado da publicidade que eu não tinha vislumbrado antes, mas me apaixonei.

O real time busca a integração do time de marketing, amarrando vários recursos em um só lugar – minimizando as pontes e potencializando a atuação em tempo real. Trata-se de um time pronto para alimentar o conteúdo, reagir no tempo certo, atento a insights e pronto para investir em mídia, quando necessário. Tudo moldado no agora, no que faz sentido seguir mapeando e o que pode ser melhor destacado ou descartado.

Dizer que não há planejamento em real time é uma falácia, com rotinas diárias e uma galera de peso de BI atuando era possível captar insights e monitorar ideias. Trazer modelos de posts de acordo com o que se tinha no dia e montar estratégias ao longo. Obviamente, sempre pronto para imprevistos e com recursos para a criação – caso houvesse oportunidades.

Em mídia social, agir em tempo real faz toda a diferença, já que na internet, o caminho mais curto é um clique e tudo possui uma grande agilidade, e consequentemente a capacidade de se tornar velho em instantes.Uma estratégia de marketing baseado no agora, é o que faz a diferença.

Essa experiência que vivi foi incrível e me mostrou o porquê amo tanto publicidade, contudo, caro estudante/empresário, saiba que você não precisa ser a Coca-Cola, ou ter vivido a mesma experiência que eu para implementar o real time. Monitore os seus canais, independente do seu plano de marketing e esteja pronto para aproveitar oportunidades, assim já estará a um passo de uma boa estratégia em tempo real.

Bom real time pra você e até breve.

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Sobre o Autor

Barbara Vilas

Publicitária, fã de mídias sociais, apaixonada pela família e por alguns ídolos do R&B. Hoje, trabalho com monitoramento e interação em redes sociais, amanhã, só Deus sabe. Aquela que trará boas notícias de marketing digital e questões num ponto de vista diferente sobre o design e a comunicação.

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