Artigos | 10 julho 2014

Qual a vantagem de ser designer no século XXI?

Nós designers do novo século seremos responsáveis por uma série de produtos e comportamentos das futuras gerações.

por

A filosofia surge como o desejo de respostas para as questões que ninguém sabia responder, e assim ela foi instituída como a ciência primeira mas, será? Desde quando o homem é homem podemos perceber que o “design” aparece fortemente como uma “necessidade” dos seres humanos sejam elas roupas, acessórios, utensílios de caça, utensílios domésticos e etc. Assim surge um outro questionamento simples: Como descobrimos isso? A respostas está na própria natureza, onde sempre observamos o ambiente natural ao nosso derredor e o imitamos de forma que se adote a nossa realidade.

E o que isso tem a ver com ser designer nos dias de hoje?

designfera-design-para-publicidade-poltrona-eames

Nós designers do novo século seremos responsáveis por uma série de produtos e comportamentos das futuras gerações, que assim como nós, observamos o passado, aprendemos com a natureza e adaptamos soluções para as novas necessidades de uma maneira criativa. Para tornar nossa visão mais ampla e segura observemos a seguinte frase: “Os humanos não devem se submeter as máquinas“. Esta frase é o primórdio da empresa Apple, onde podemos ver nitidamente esta frase em seus produtos todos baseados na experiência.

Não se convenceu? Vamos a outro exemplo.

Na década de 1990 o grafite era visto como vandalismo criado por desordeiros e não como uma arte urbana que surgia de muito antes. Já na primeira década do ano 2000 esta manifestação foi se popularizando e ganhando força e apoio ao ponto de nos dias de hoje termos nomes de expressão mundial como artistas urbanos. Exemplo: Gêmeos, Crânio entre outros como nosso amigo Tito Ferrara, estes mestres do spray fazem história com seus trabalhos inspirando uma legião de novos artistas (me incluindo nessa). Assim temos outra série de coisas que até ontem eram consideradas vandalismo ou rabiscos, hoje são movimentos artísticos.

tito_ferrara_up_and_down

Não importa a área do conhecimento, sem o design o mundo seria apenas mais do mesmo.

Então você designer que chegou até aqui saiba, se o mundo precisar de mudanças você é o responsável.

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Douglas Zanon

Diretor de arte formado em computação gráfica apaixonado pela arte. Atualmente trabalhando com agências de publicidade, grupos de teatro e freelances em Brasília.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!