Artigos | 23 dezembro 2014

Prosumer: O novo consumidor

As pessoas mudam, os meios de comunicação evoluem e a forma de realizar marketing também altera. No meio digital, surge um novo tipo de consumidor, que é tanto receptor quanto construtor da mensagem.

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Prosumer: O novo consumidor

As pessoas mudam, os meios de comunicação evoluem e a forma de realizar marketing também altera. No meio digital, surge um novo tipo de consumidor, que é tanto receptor quanto construtor da mensagem. Os prosumers estão ao nosso redor e precisamos conhecê-los para realizarmos um bom trabalho de marketing. Hoje, vamos conhecer um pouco mais desse novo consumidor e assim entedermos como ele se posiciona no mundo digital.

Nas mídias tradicionais, o consumidor se limita ao papel de receptor, principalmente por estes canais funcionarem de forma unilateral, onde o emissor fala com o receptor, porém não recebe o retorno dele pelo próprio canal. Na mídia online, o canal é bilateral possibilitando a participação do usuário no conteúdo exposto. Neste cenário, o consumidor se torna prosumer, tanto produtor da mensagem quanto consumidor. Este comportamento do consumidor trouxe vantagens e desvantagens para o marketing digital, se por um lado há o benefício do consumidor se inserir mais nas ações de marketing, por outro, esta maior inserção pode ser um pesadelo para as empresas que não agem corretamente.

O consumidor online possui um grande poder, ele determina qual informação quer receber e propagar, por isso antigos formatos de marketing não funcionam com este consumidor. As empresas precisam ficar atentas, pois estes consumidores exercem uma influência gigantesca na imagem das marcas, podendo determinar o sucesso ou o declínio de uma empresa.

Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, publicada em 2008, identificou que há mais de 45 milhões de usuários no Brasil. Estes usuários procuram no meio online por relacionamento (através de comunicação instantânea ou redes sociais), diversão (por meio de jogos online, vídeos, animações e charges) e informação (em pesquisas realizadas nos buscadores, dentro de enciclopédias virtuais e portais de notícias). Imagine, são diversos consumidores pesquisando no meio online sobre uma empresa no Google, reclamando de um serviço no Reclame Aqui, elogiando uma companhia no Twitter, gravando um vídeo sobre um produto e postando no Youtube, e muito mais.

O universo online criou um consumidor mais participativo, isso se dá muitas das vezes pela facilidade de realizar uma interação e de se expor na internet. É mais fácil falar algo por trás de uma tela do que pessoalmente, por exemplo. Devido à isto, os consumidores neste ambiente se sentem mais à vontade pra falarem o que pensam e demonstrarem suas opiniões. A atividade de produzir conteúdos sobre uma marca, aliado ao comportamento de procura desse conteúdo na hora de decidir pela compra, faz com que sejam os consumidores que decidam muitas vezes o destino da marca.

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Barbara Vilas

Publicitária, fã de mídias sociais, apaixonada pela família e por alguns ídolos do R&B. Hoje, trabalho com monitoramento e interação em redes sociais, amanhã, só Deus sabe. Aquela que trará boas notícias de marketing digital e questões num ponto de vista diferente sobre o design e a comunicação.

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