Artigos | 19 setembro 2015

Por que todo designer deve viajar

Toda a criatividade dos designers vem de referências, boas referências.

por

Muita gente não entende de como coisas simples podem ajudar na hora de nosso processo criativo, seja um som, uma fotografia que tiramos, um cheiro, as cores, tudo, tudo mesmo pode ser uma boa referência. A diversidade da criação como força motriz para criarmos “oportunidade”está justamente em nos apropriar dessas referências. Podemos ver vários casos onde o simples fato de observar as coisas ou pessoas, faz surgir uma ideia brilhante.

designfera-design-artigo-viajar-parque-das-aves-parana

Por exemplo: os esportes, muita gente não faz ideia que os esportes populares hoje em dia, surge do comportamento animal (dito irracional). A engenharia, a arquitetura, a matemática, a arte e principalmente o design não existiria se não fosse o fato de observar e compreender a natureza, em saber como elementos distintos podem se unir em uma nova criação.

Quando olho para algumas criações tanto no design quanto na publicidade, percebo que possuimos padrões limitados muitas vezes. Isso me faz refletir: para onde estamos direcionando o nosso olhar criativo? Será que as referências de todas as pessoas são as mesmas? Ou será que só estamos copiando uns aos outros o tempo todo sem querer aprender algo novo?

Com o nosso dia-a-dia tão corrido, acabamos esquecendo de olhar o mundo ao nosso redor, só buscando pagar as nossas contas, esquecendo de olhar a nossa maior referência; a natureza das coisas. Por isso designers em suas próximas férias, procure conhecer uma cultura nova, vá para um lugar onde nunca foi em sua cidade, se você é do sul vá ao norte, se é do nordeste váo ao pantanal ou se é de do Centro oeste vá ao Acre. Se é na cultura de um povo que está a sua riqueza, será que nós brasileiros cheios de ritmos, paisagens, cores, sabores e cheios de vida não estamos matando a nossa própria cultura? Ou pior, matando nossa melhor referência?

Conhecer pra quem você faz é mais importante que fazer. E aí designer qual a sua próxima aventura?

designfera-design-artigo-viajar-tacaca designfera-design-artigo-viajar-museu designfera-design-artigo-viajar-cachueira

Fotos: To Longe de Casa

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Douglas Zanon

Diretor de arte formado em computação gráfica apaixonado pela arte. Atualmente trabalhando com agências de publicidade, grupos de teatro e freelances em Brasília.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!