Artigos | 12 outubro 2016

A importância do planejamento no Design para Mídias Sociais

Todo planejamento de mídias sociais deve passar por algumas fases primordiais, essas fases ajudarão na criação de um design mais efetivo na sua rede.

por

Todo projeto de mídias sociais deve passar por algumas fases até que chegue à sua conclusão, essas fases algumas vezes são flexíveis, ou seja, a ordem de algumas etapas pode ser alterada e algumas podem até mesmo ser descartadas, não é o ideal mas na vida real muitas vezes não é possível cumprir todas essas etapas linearmente por isso a importância do planejamento de mídias sociais.

Basicamente podemos considerar 5 fases no desenvolvimento de um projeto de mídia social que são as seguintes:

A fase 1 é a fase de planejamento, é aqui que são avaliados os primeiros parâmetros do projeto e onde será organizada a sua estrutura e a forma como irá se desenvolver.

Ou seja, nós definimos o escopo de tudo que vamos trabalhar, nós avaliamos quem é nosso cliente, avaliamos o que precisamos comunicar, como comunicar e para quem comunicar. Delimitamos principalmente o nosso objetivo dentro de um projeto para mídias sociais.

A fase 2 é a fase de exploração, é aqui que serão listados possíveis implicações no projeto , nessa fase também são levantados dados que poderão ser utilizados para encontrar soluções para os problemas identificados.

Ou seja, nós identificamos os concorrentes, as objeções de nossos clientes, observamos como o mercado tem se portado no ambiente online, identificamos o cenário atual e buscamos referência que auxiliaram no processo como um todo.

A fase 3 é a etapa de demarcação de conteúdo, aqui também é a hora de elaborar o cronograma de conteúdo, é quando você vai criar o script do que exatamente você vai publicar nas redes.

A fase 4 é a etapa de refinamento do projeto em design, é nessa fase também que são produzidas as peças que foram definidas na etapa de criação do conceito e da demarcação de conteúdo, por exemplo: identidade visual das redes, o template de enxoval de mídias sociais e por aí vai.

A fase 5 é a fase de lançamento e monitoramento continuo do projeto. Essa é hora de colocar pra rodar, fazer as publicações e executar a cada semana o que foi inicialmente pensado em todo o projeto. A questão aqui é produzir e mensurar para a melhora continua dos resultados, talvez você tenha que mudar a linguem, talvez você tenha que conhecer melhor a sua persona, ou talvez o seu Design não esteja sendo tão efetivo. É preciso avaliar ponto a ponto e fazer teste. Converse com sua audiência e melhore sempre. Os resultados virão!

Assim como viu. O Design é apenas um parte do projeto. Uma parte muito importante. Mas que só será bem elaborada quando você entender todos os outros pontos anteriores dentro do planejamento de mídias sociais. A partir de um estudo e de uma boa exploração, você será capaz de delimitar tudo aquilo que é preciso para realizar também um projeto de design mais efetivo e que realmente vai funcionar.

Todas essas perguntas serão respondidas em um planejamento de mídias sociais prévio bem feito, é lá que você vai conhecer o seu cliente, é nele que você vai conhecer para quem sua empresas estará falando, vai conhecer melhor o produto que poderá vender. Todo o seu projeto de design se tornará viável evitando construir as coisas ao acaso.

Se você não é designer, talvez você tenha um pouco de dificuldade para entender alguns conceitos que eu vou passar, mas tudo vai ficar claro aos poucos.

A ideia não é que você se torne um profissional de design, caso ainda não seja. A ideia é que você possa criar conteúdos visuais de forma autônoma e que isso se torne efetivo, que traga resultados. É isso que o mercado espera de você.

Gostou do post? Então não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas possam entender a importância do planejamento de mídias sociais.

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Vitor Albuquerque

Não longe do interesse pelo o ambiente publicitário onde estão presentes as artes e o design que impressionam com as formas e são ferramentas indispensáveis na comunicação atual, está ligado ao âmbito da administração.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!