Photoshop | 28 novembro 2014

Pintura digital com o mouse

Da referência a arte final, como fazer uma pintura digital completa usando apenas o mouse do computador.

por

Da referência a arte final, como fazer uma pintura digital completa usando apenas o mouse do computador.

Hoje vamos aprender algumas técnicas simples e muito eficaz no tocante de pintura digital. Para aqueles que não possuem um mesa digitalizadora (tablet) esse tutorial vai trazer muitas dicas bacanas para executar um boa pintura usando apenas o mouse. Não se esqueça que quanto mais você praticar, melhor fica. Lembrando que este tutorial exige um conhecimento básico de Photoshop que você pode adquirir assistindo o nosso curso gratis de Photoshop.

Vamos começar?

Passo 1: como primeiro passo devemos encontrar ou apenas fazer um simples line-art que vai ser a nossa guia durante todo o processo. Neste caso eu simplesmente desenhei um rosto e marquei as áreas onde haveria uma menor intensidade luminosa.

designfera-design-blog-1-line-art

Passo 2: após ter aberto o meu line-art com o Photoshop crio uma camada em branco por cima para “setar” as minhas cores de referência da pele, dos lábios e dos olhos.

designfera-design-blog-2-cores

Passo 3: para acertarmos em nossa composição usaremos o pincel com opacidade em 100% para pintar com uma cor base para a pele de nossa modelo. Assim que feita essa primeira parte começo a preencher com tons mais escuros que selecionei para as áreas de sombreamento. Nesse momento uso o brush com opacidade em 10% para que fique mais suave a transição de cor. Trabalho também com os tons mais claros para que possamos dar mais volume nas áreas mais claras.

Dica de ouro: para dar uma suavidade maior e deixar bem consistente e suave as transições de cor use o brush em modo airbrush (aerógrafo) para que dê um aspecto mais real a sua pintura.

designfera-design-blog-4-detalhe

Passo 4: vamos começar a cuidar dos detalhes do rosto e para facilitar um pouco a nossa pintura, crie uma nova layer (camada) selecione a cor base e pinte apenas a área dos lábios (sem se preocupar com passar dos limites). Após isso use o método de seleção que preferir e faça uma seleção dos lábios. Em seguida aperte Shift + Ctrl + I para inverter a seleção e apagar as áreas excedentes a região dos lábios. Seguindo a mesma linha de pintura do rosto com opacidade no brush (pincel) pinte os detalhes da boca.

designfera-design-blog-5-detalhe-labios-selecao

Neste caso a minha modelo está com a boca um pouco aberta mostrando os dentes, então com o brush novamente começo a desenha-los e dar o devido sombreamento na região dos lábios. Neste ponto gosto de trabalhar com a opacidade do pincel entre 10 e 30%. Lembre-se de utilizar a sua paleta de cor como referência na hora de pintar para criar o volume.

designfera-design-blog-5-detalhe-labios

Acrescente os dentes e a cavidade bucal usando a maneira que achar melhor: seleção (ferramentas de seleção) ou a mão livre (brush).

designfera-design-blog-5-detalhe-labios2

Passo 5: para melhorar a mescla da nossa paleta de cores eu decidi fazer as cavidades do nariz em uma nova camada. Mas por que? Simples, eu queria ter um controle melhor da qualidade e da direção destas linhas, basicamente o que eu fiz foi; pegar o brush com tamanho 9px (pixels) e opacidade em 100% desenhei da forma que eu queria e usei a borracha com o hardness (suavidade) em 100% e apaguei uns pedaços para parecer um pincel que ia afinando, após isso fui no menu Filter > Blur > Gausian blur (Filtro > Desfoque > Desfoque Gausiano) e fui ajustando até ficar com um resultado interessante.

designfera-design-blog-6-detalhe-nariz

Passo 6: cabelos; sempre que pinto cabelos prefiro trabalhar com a minha mesa digitalizadora fio a fio mas, tenho outras técnicas que são bem eficazes e simples. Novamente crio uma camada e faço a seleção segundo a minha line-art para preencher com uma cor base.

designfera-design-blog-7-detalhe-cabelo

Dica de Ouro: após preencher a área selecionada desfaço a minha seleção (CTRL + D e aperto a tecla F5 para selecionar um brush natural (neste caso usei o Round Fan) para começar a criar os fios de cabelo, dentro das propriedades de brush (no painel que se abriu) vou em Shape Dynamics ativo as opção fade em size jitter e em angle jitter também, assim trabalho com a opacidade e começo a criar os fios de cabelo.

designfera-design-blog-7-detalhe-cabelo-fios

Fui criando os fios do cabelo seguindo os fluxo inicial do line art e depois trabalhei com os tons claros e escuros usando as ferramentas Dodge e Burn  e nas propriedades do brush em shape dynamics uso o angle jitter em direction pra dar um ar mais fluido e de mesmo modo faremos a sobrancelha.

designfera-design-blog-7-detalhe-cabelo-fios2

Passo 7: após feito os cabelos eu retornei a camada do rosto, para começar a trabalhar os olhos de nossa modelo, a minha dica de ouro está em fazer uma seleção apenas na área dos olhos e apertar o comando Ctrl + J para duplicar apenas a área selecionada do rosto e começar a pintar apenas aquela parte.

designfera-design-blog-7-detalhe-olhos1

Assim que duplicada apenas a área que irei trabalhar, novamente com as configurações que usei para pintar a pele começo a “desenhar” seguindo os desenhos do line art para criar os volumes necessários na região dos olhos e sempre usando as nossas cores de referencia. Crie seleções quando necessário e brinque com com as configurações de brush os resultados são incríveis.

designfera-design-blog-7-detalhe-olhos-cores

Aqui podemos ver que usei o mesmo brush natural dos cabelos com uma configuração diferente pra dar uma textura e um toque de realidade no olhar. Faça isso em ambos os olhos. Para fazer a pupila eu usei um brush comum com o Hardness em 100% para criar as pupilas dos olhos.

designfera-design-blog-7-detalhe-olhos-cores1

Assim podemos garantir que a pupila irá ficar certinha.

Dica de ouro: para fazer os detalhes de uma pupila certinha e uniforme ao olho, vamos usar a ferramenta Smudge para “borrar” a area da pupila. Então seleciono novamente o brush natural e começo a recriar as linhas conforme fizemos na área colorida dos olhos.

designfera-design-blog-7-detalhe-olhos-cores2

Para finalizar esta parte eu crio uma nova camada por cima de todas somente parar trabalhar a iluminação. Começo apenas fazendo a iluminação nos olhos, teste opacidades variadas e brush bem fino para dar um ar mais real.

designfera-design-blog-7-detalhe-olhos

Seguido a isso eu faço os cílios usando novamente o recurso fade em shape dynamics para controlar melhor a direção e o tamanho dos cílios.

designfera-design-blog-7-detalhe-olhos2

Passo 8: na nossa camada de iluminação eu comecei a acrescentar pontos de iluminação usando o brush e a cor branca com opacidade pra gerar mais volume e o meu resultado foi este.

designfera-design-blog-8-detalhe-iluminacao

Passo 9: aqui acrescentamos o nosso BG (background) não me prendendo a deixar o fundo com uma cor apenas, e usei a ambientação da própria imagem de referencia do nosso line-art, assim eu recriei em pintura e desfoquei um pouco o fundo para dar mais volume.

designfera-design-blog-9-detalhe-bg

Passo de ouro: para finalizar sempre costumo acrescentar uma camada de curves por cima da pintura toda para fazer um teste de cor e assim deixar as cores mais vivas.

designfera-design-blog-10-final-0

Eis que temos nosso resultado final usando apenas o mouse.

designfera-design-blog-10-final

Compartilhe

Share this:

Posts relacionados

Sad Clown face

porDouglas Zanon

Ilustração

Sad clown face

Sobre o Autor

Douglas Zanon

Diretor de arte formado em computação gráfica apaixonado pela arte. Atualmente trabalhando com agências de publicidade, grupos de teatro e freelances em Brasília.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!