Artigos | 08 junho 2015

A origem da internet

Hoje em dia não conseguimos viver sem internet, mas será que sabemos como este "vício" surgiu? Convido vocês para caminharem comigo pela história e conhecer mais sobre o surgimento da internet.

por

Hoje em dia não conseguimos viver sem internet, mas será que sabemos como este “vício” surgiu? Convido vocês para caminharem comigo pela história e conhecer mais sobre o surgimento da internet.

historiadainternet

Bom, a internet se originou das disputas entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia política, econômica e militar no mundo durante a Guerra Fria. Criada com finalidade militar, foi inventada pelos Estados Unidos como uma maneira das forças armadas estadunidenses manterem a comunicação, caso sofressem um ataque inimigo e tivessem os meios de comunicação destruídos. Nenhum confronto direto ocorreu entre estas duas potências, porém a busca pelo destaque permitiu um grande avanço tecnológico nesta época.

tecnologiaguerrafria

O início da internet se deu com J.C.R. Licklider, um cientista americano do MIT (Massachussests Institute of Technology) em Agosto de 1962, quando este apresentou o conceito da “rede galáctica”. Uma rede que buscava ligar todos os computadores espalhados pelo globo e que possibilitaria acessar dados de diferentes pontos. A ideia de criação de uma rede foi amadurecendo com o passar dos anos e por fim colocada em prática com a criação da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede de longa distância e de armazenamento de dados criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), do departamento de defesa dos Estados Unidos, em 1969. Esta rede foi à propulsora da internet.

O primeiro experimento da rede ocorreu entre quatro universidades americanas, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, a Universidade de Utah e o Stanford Research Institute, em janeiro de 1970. A palavra: login foi enviada da Universidade de Los Angeles até o Stanford Research Institute, percorrendo 650 quilômetros, contudo, chegou incompleta no receptor, já que houve uma queda do sistema de Stanford. Este pode ser considerado o primeiro e-mail da história.

Em 1970, as rivalidades entre Estados Unidos e União Soviética esfriaram o que permitiu um desenvolvimento maior da rede, neste ambiente mais livre. Cientistas americanos, que anteriormente utilizavam seu intelecto para desenvolver armamentos bélicos, puderam direcionar sua atenção para os estudos e aperfeiçoamentos da ARPANET. Neste período, o conhecimento da tecnologia provinda da ARPANET começou a ser compartilhado. Em 1973 ocorreu a primeira conexão entre dois continentes, em uma integração entre a NORSAR (Norwegian Seismic Array) e a ARPANET.

arpanetmapageografico

O termo internet foi criado em 1974 pelo cientista Vinton Cerf, ao conectar três redes diferentes em um processo denominado interneting, a palavra foi encurtada e passou a se usar apenas internet. O nome se popularizou apenas na década de 80 quando outras redes de computadores se ligaram á teia original. Nesta época a internet ganhou força e saiu das mãos dos cientistas para o público geral, principalmente devido à entrada dos PCs no mercado em 1981.

Tim Berners-Lee criou o World Wide Web, ou como é conhecido atualmente “www”. O sistema teve funcionamento apenas na década seguinte e seu objetivo era facilitar a transferência de documentos por meio de HTTP (Hypertext Protocol) e TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).A primeira página da Web foi exibida em escala de cinza, pois foi desenvolvida em um computador Next, da empresa NeXT Computers (criada por Steve Jobs, após sair da Apple em 1985), que naquela época só funcionava com variações deste tom.

British physicist Tim Berners-Lee running World Wide Web software at CERN in 1994. He invented the World Wide Web, also called W3 or just the Web, at CERN in 1989 to help physicists to share information, but at the time it was just one of several such information retrieval systems using the Internet.

British physicist Tim Berners-Lee running World Wide Web software at CERN in 1994. He invented the World Wide Web, also called W3 or just the Web, at CERN in 1989 to help physicists to share information, but at the time it was just one of several such information retrieval systems using the Internet.

Tim Berners-Lee – Inventor do Word Wide Web

A internet tornou-se comercial em 1995, com conexões discadas oferecidas por meio de empresas como a AOL e a CompuServe. Houve a facilitação da aquisição de computadores pessoais, após a abertura da internet para o público, o que permitiu a utilização deste novo meio de comunicação por um número maior de indivíduos.

A tecnologia aplicada à internet evoluiu bastante e atualmente podemos nos conectar a partir de celulares, smart televisions, tablets, notebooks e entre outros aparatos tecnológicos. A velocidade de conexão e seus tipos também evoluíram, podendo ser realizada através de banda larga, rede 3G (e agora 4G) e até mesmo por Wi-Fi, que permite a conexão entre dispositivos sem fio.

Estima-se que existirem cerca de 1.463.632.361 de usuários de Internet em todo o mundo, segundo as Estatísticas Mundiais de Internet da MiniWatts Marketing Group, surfando em mais de 176,7 milhões de sites e que contenham mais de 29,7 milhões de páginas da Web, esses números se restringem até o final de 2008.

O avanço da internet possibilitou um mundo de oportunidades, permitindo a comercialização de produtos (E-Commerce), a transferência de arquivos por meio de streamings de vídeos ou áudios (Rdio, Grooveshark e Deezer), a criação de enciclopédias participativas (Wikipédia), o envio de mensagens instantâneas (Online Chats), o acesso a serviços bancários (Internet Banking), entre uma infinidade de outras possibilidades.

No Brasil, por exemplo, o comércio eletrônico arrecadou R$ 28,8 bilhões em 2013, e as expectativas são de um crescimento de 20%, em 2014, chegando a atingir 34,6 bilhões, segundo a E-Bit, empresa especializada em informações sobre E-commerce, de acordo com o balanço realizado em 2013. Estes dados demonstram que a internet só tenderá a crescer, sendo assim, é um ambiente oportuno para a aplicação de investimentos.

internet-todosconectados

Ufa, é muita história, mas a internet é isso aí, uma rede que só tende a evoluir e que cada vez mais, se tornará um ambiente propício para a aplicação de negócios. Então, veja a internet como um ótimo meio de entreternimento e também um ambiente maravilhoso para investimentos. Vida longa a internet! o/

Obs: Quer saber sobre a história da internet de forma mais dinâmica? Visite este site: http://www.evolutionoftheweb.com/

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Barbara Vilas

Publicitária, fã de mídias sociais, apaixonada pela família e por alguns ídolos do R&B. Hoje, trabalho com monitoramento e interação em redes sociais, amanhã, só Deus sabe. Aquela que trará boas notícias de marketing digital e questões num ponto de vista diferente sobre o design e a comunicação.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!