Artigos | 28 junho 2015

Memes x Virais x Menes

Memes, virais e menes possuem uma alta taxa de propagação, contudo, há aspectos que os diferenciam um dos outros.

por

Memes, virais e menes possuem uma alta taxa de propagação, contudo, há aspectos que os diferenciam um dos outros.Primeiramente, um meme é algo que se espalha rapidamente, porém ganha diferentes versões e sofre alterações à medida que é propagado podendo até ter seu significado alterado, enquanto, o viral se dissemina de forma fixa não tendo alterações em seu conteúdo. Por exemplo, o compartilhamento do vídeo “Sou foda” dos Avassaladores representa um viral em um primeiro momento, contudo, à medida que as pessoas pegam este vídeo e fazem suas próprias versões, torna-se um meme. A música ganhou a versão sertaneja, a versão brasileirinho, entre outras. Além do mais, o cantor do grupo, Vitinho, se tornou uma webcelebridade e originou o selo “Sou foda” de qualidade.

Um ótimo exemplo também para demonstrar esta diferença entre meme e viral seria o clipe, “Gangnam Style” do cantor sul-coreano, Psy e o comercial da Nissan, “Pôneis malditos”, o clipe em um primeiro instante apareceu como um viral, disseminado como um vírus pela internet, porém à medida que as pessoas foram reproduzindo a dança e criando novas versões, este virou um meme, enquanto o comercial apenas foi disseminado na Web, sem ter novas versões atribuídas a ele, sendo assim, é apenas um viral.

Os “menes”, por sua vez, são uma versão satirizada dos memes. Termo criado pelo brasileiro, Thiago Schwartz, em 2012, quando lançou o Tumblr: “O site dos menes”. É claro que só se compreende os menes quem está por dentro dos memes da internet, uma vez que é preciso conhecer o original para compreender a sua forma satirizada.  Atualmente, “O site dos menes” também se encontra no Facebook e conta com mais de 184 mil seguidores, figurando entre as top fan pages de memes, segundo o Youpix (2012). O irônico nesta história é que o mene aos poucos tem se tornado um meme, já que muitos indivíduos o compartilham na rede sem entender sua real conotação.

Me despeço com um meme, porque Xuxa é só amor:

xuxameme

Compartilhe

Share this:

Posts relacionados

A utilização de memes na internet

porBarbara Vilas

Artigos

A utilização de memes na internet

A ciência dos Memes

porBarbara Vilas

Artigos

A ciência dos Memes

Sobre o Autor

Barbara Vilas

Publicitária, fã de mídias sociais, apaixonada pela família e por alguns ídolos do R&B. Hoje, trabalho com monitoramento e interação em redes sociais, amanhã, só Deus sabe. Aquela que trará boas notícias de marketing digital e questões num ponto de vista diferente sobre o design e a comunicação.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!