Artigos | 08 maio 2014

A importância do design como Publicidade

Desde sempre o Design andou de mãos dadas com a publicidade.

por

Publicidade

Desde sempre o Design andou de mãos dadas com a publicidade, ficando sempre responsável por dar o seu toque suave, elegante, agressivo, confiável e todos os adjetivos a mais que se pode imaginar. Mas qual a sua função? A partir do conceito que a publicidade não é somente uma imagem editada no photoshop, percebemos que tudo em torno de um produto desde sua embalagem até sua interface é pura publicidade aplicada com design. A prova disso é: Quantas vezes você ja indicou um aplicativo de celular ou um aparelho, qualquer que seja, pra alguém?

designfera-design-para-publicidade-poltrona-eames

O design sempre tende ir além das expectativas e nem sempre comunicar uma idéia ou um conceito através de uma imagem ou produto é algo tão simples. Quem trabalha dentro de agências de publicidade provavelmente já passou por experiências como: criar uma direção de arte muito boa e o cliente não aprovar ou dar aquele toque especial. Por isso o Design deve ser pleno, limpo e reto, justificando e marcando seu “território”, afinal quem disse que todas as redes de fast food devem ter as cores vermelha e amarela em suas logos?

designfera-design-para-publicidade-jornal

O Design é tendencioso e revolucionário, nosso melhor exemplo nos dias atuais são os produtos da maçã (sem merchã), onde seu design arrojado e plataforma intuitiva se “adapta” ao seu usuário e não o contrário. Isso é muito importante quando falamos de experiência do usuário, satisfação e prazer. Então o Design é a maior ferramenta existente capaz de indicar status, nível cultural e social, estilo, tendências, etc, etc e etc. Pois ao criar uma embalagem, o design precisa integrar elementos que serão capazes de determinar a escolha na compra do produto e torná-lo inesquecível.

designfera-design-para-publicidade-iphone

Moura e Banzato dizem: As embalagens apresentam uma ampla variedade de formas, cores, modelos e materiais, e fazem parte de nossa vida diária de diversas maneiras, algumas reconhecidas coincidentemente, outras de influência bem sutil, todas, porém, proporcionando benefícios que justificam a sua existência. O produto e a embalagem estão se tornando tão inter-relacionados que já não podemos considerar um sem o outro.

Por isso eu faço uma alusão dizendo: O mundo só é lindo porque Deus é designer. Somos construtores de novas escolas artísticas que serão imortalizadas em novas tendências, perspectivas e sensibilidades perceptivas de toda uma geração.

designfera-design-para-publicidade-tipografia

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Douglas Zanon

Diretor de arte formado em computação gráfica apaixonado pela arte. Atualmente trabalhando com agências de publicidade, grupos de teatro e freelances em Brasília.

Ver Todos os Posts
Publicidade

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!