Artigos | 27 janeiro 2014

Gigantes da Indústria: Neville Page

Conheça a história e os trabalhos de Neville Page, grande mestre da computaçâo gráfica.

por

Olá Feras! Hoje falaremos sobre um dos maiores designers de criaturas e conceitos existentes atualmente, Neville Page.

Mas quem raios é este cara?

Vamos por partes. Ok!?

neville-page

Neville Page hoje pode ser reconhecido facilmente por seus trabalhos cinematográficos que esbanjam elegancia e excentricidade mas, vamos contar um pouquinho da história deste mestre.

História.

Sua história e de sua família teve uma origem bem peculiar, já que seu pai era músico e sua mãe uma bailarina de circo nos teatros ingleses. Em 1970 Foram para o Estados Unidos levando consigo a vasta bagagem artística. Mesmo “longe” dos palcos sua mãe tornou-se professora de dança e seu pai começou a criar e customizar fantasias de Helloween, os vizinhos diziam que eram as fantasias mais repugnantes que já haviam visto. NP “Imaginem um tubarão feito de papel marchê com 9 pés de altura nos ombros de um menino de 9 anos”

O despertar.

Como muitos garotos no final da década de 70 o seu encantamento por STAR WARS fez com que decidisse entrar no ramo do entretenimento, sem nem mesmo saber da existencia do Design. Após estudar dois anos  em uma escola de atuação, Ele estava pronto para a telona. Com a sua eventual desenvoltura, e antes que a sua sogra questionasse a sua capacidade de sustentar uma casa, ele passou a questionar a sua capacidade. Na mesma hora ele liga pra sua mãe e diz ter desistido daquilo tudo. Obra do destino ou não e excitado por começar uma carreira nova,  assim que  desligou o telefone o mesmo volta a tocar, e com uma nova oportunidade, aquela que ele tanto esperava… Foi contratado para aparecer na novela “General Hospital” onde atuou como garçom até o momento em que o personagem foi abandonado e a nova jornada começou.

A Carreira

Enquanto montava seu portifólio artístico, chegou a apresentar Stand-up. Em uma de suas visitas à Art Center College of Design, ele percebeu a sua verdadeira vocação. Embora não entendesse completamente o que estava fazendo, ele tinha 100% de certeza do que queria. Essa “certeza” fez com que se graduasse com honra em 1990 e imediatamente começou uma consultoria de design com , seu companheiro de quarto, que acabou por se tornar o seu melhor amigo e parceiro de estúdio, Scott Robertson.

neville-page-says-2

Juntos Neville e Scott desenvolveram uma gama de produtos médicos duráveis para figuras de ação. Eventualmente, eles lecionavam no campus Art Center na Suíça até seu infeliz fechamento em 1996. Quando voltou para Los Angeles, Neville retomou o ensino no Centro de Arte e assumiu o cargo de Assistente de Presidente de Design de Produto. Atualmente ele leciona na Faculdade de Otis de Arte e Design e também na Gnomon School de Efeitos Visuais.

O Trabalho

Desde a sua volta da Suiça, Neville ganhou as graças de grandes clientes incluindo: Jakks Pacific Toys, BMW, Mattel, Nike, Universal Studios, 20th Century-Fox, Fiat; e se consagrou em grandes produções como: Tron, Lanterna verde, Minority Report, X-Men 2 e 3, Superman, Avatar, Watchmen, Hulk ,Star Trek e Prometheus.

clients

clients1

Bom, agora que já sabemos um pouco da vida de Neville Page vamos explorar um pouco do seu trabalho (que é o que faz mais sentido).   =) Meu primeiro contato com este mestre foi no filme: Lanterna verde (que particularmente não gostei por pura chatisse minha), mas admito que fiquei encantado com as riquezas de detalhes e é claro com a fidelidade do trabalho. Desde então fui reparando em seus trabalhos, e diga-se de passagem, por apresentar um gama de clientes tão “PODEROSOS” podemos ver o quão genioso o cara é.

neville-page-says-1

Quem já assistiu o Reality show FACE-OFF (no qual Neville é Jurado) ou Monster Man sabe o quão esta indústria hoje em dia é exigente e de certa forma um pouco cruel devido as demandas e qualidades exigidas. Pra voces terem uma ideia vamos dar uma olhada no ultimo demo reel lançado em 2013.

De tirar o fôlego não é? Quando você para pra analisar seus trabalhos conceituais fica nítida a preocupação desde a anatomia até a textura usada. Neville explica que a maior parte de sua criatividade vem de coisas comuns e inusitadas que irão servir para criar um conceito de criaturas como o exemplo abaixo. Afirmando o ditado que a maioria dos designers conhece “Menos é mais“.

criaturas

Em sua mais recente passagem por terras tupiniquins, Neville Page deu uma entrevista muito divertida ao apresentador Danilo Gentili no seu antigo programa Agora é tarde. Deixando no ar uma certa curiosidade de sua participação em um novo longa chamado Angstron.

angstron

Como vocês podem ver o cara não é só mais um profissional de hollywood, sua humildade e carisma transparecem em seu trabalho fantástico e de qualidade impar. Espero que tenham gostado, se eu esqueci alguma coisa peço que comentem abaixo, isso ajudará cada vez mais o nosso trabalho. Até o próximo Gigantes da Indústria.

Fontes: Neville Page | YouTube

Compartilhe

Share this:

Sobre o Autor

Douglas Zanon

Diretor de arte formado em computação gráfica apaixonado pela arte. Atualmente trabalhando com agências de publicidade, grupos de teatro e freelances em Brasília.

Ver Todos os Posts

Fique por dentro de todo conteúdo do DesignFera!