Ao nos depararmos com a estranheza, logo tentamos associa-la a algo já contido em nossa realidade. Fazemos isso automaticamente, sem notarmos que o estranho, por mais estranho que seja, nos é sempre habitual.
Na arte ou no design, esses aspectos são sempre interpretativos, quase sempre fazendo uma metáfora das coisas que nos passam desapercebidas.
“Hominid” é um teaser de animação, escrito e dirigido pelo artista Brian Andrews, baseado em uma série de fotografias compostas criadas em 2005 a partir de filmes de raios-x humanos e veterinários. Ele traz um ambiente que a princípio pode ser diferente, mas não novo.
– “Nos discursos atuais da arte, o animal é visto como uma representação – um símbolo de nossas projeções culturais e antropomorfismos que cercam nossas idéias da natureza. Ao explorar a representação do animal, a minha obra procura colocar o espectador dentro do terreno indeterminado entre natureza, cultura e tecnologia.” (texto adaptado – original aqui).
“Brian Andrews é um artista contemporâneo, supervisor de efeitos visuais e crítico. Sua obra emprega uma gama de tecnologias em fotografia, vídeo e taxidermia, a fim de confrontar o espectador com imagens que residem na linha misteriosa entre os vivos e os autômato.”
Por enquanto é apenas um teaser, pois esperam um financiamento. E você pode ajudar encomendando algumas fotografias aqui.
Saiba mais sobre o projeto, ou confira outros trabalhos do artista:
www.hominidanimation.net
www.brianandrews.org
Compartilhe
Posts relacionados
Sobre o Autor

Publicitário pós-graduado em cinema. Não vive sem música, cinema e mistérios que permeiam o universo. Reside em Brasília e ganha a vida como designer e developer.
Ver Todos os Posts