Artigos | 23 Abril 2015

Analista de Mídias Sociais x Marcas

Os analistas de mídias sociais atendem marcas e trabalham com as mesmas nas redes sociais podendo realizar diversas funções neste meio, como: o monitoramento das mídias sociais e o relacionamento.

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Os analistas de mídias sociais atendem marcas e trabalham com as mesmas nas mídias sociais podendo realizar diversas funções neste meio, como: o monitoramento das mídias sociais, o relacionamento com o usuários nos canais onlines e a criação de conteúdo para este meio.analistasdemidiassociaisemarcas

O ponto é que por ter essa relação muito próxima com marcas/produtos e lidar diariamente com o comportamento humano nos meios onlines torna-se cada vez mais delicado, para o profissional desta área, expôr a sua opinião sobre uma marca no ambiente online. Isso devido o entendimento que tudo que se fala a respeito uma marca na rede é monitorado e amarzenado em bancos de dados para utilização posterior.

A verdade é que se criou uma cultura, na qual profissionais de mídias sociais não podem reclamar no universo online, afinal quem sabe o dia de amanhã? A marca que você reclama hoje pode ser uma que terá uma ótima oportunidade de trabalho no futuro e certamente você não quer jogar uma oportunidade no lixo. É importante não fechar uma porta e nem se queimar no ambiente online. Neste cenário, falar mal de uma marca pode ser uma forma de impedir um bom trabalho com esta em um momento futuro.

O fato é que independente da profissão, todos tem o direito ao código de defesa do cosumidor e devem solicitar seus direitos. Se você compra um produto e ele não veio como deveria, é importante que você entre em contato com o setor de atendimento para solicitar um outro, pois é um direito seu, uma vez que você pagou por algo e recebeu um produto/serviço de menor qualidade.

Vale frisar que atualmente a forma mais fácil de falar com uma empresa é por meio da internet. Devido o atendimento rápido e facilitado, a plataforma online virou o melhor local para se comunicar com uma companhia. Isso leva diversos usuários a evitarem o contato pelo telefone e usarem a mídia online. Um outro fator é a força que uma interação ganha na internert, uma vez que é vista por diversos consumidores e sendo assim, ganha carácter de urgência por parte das empresas.

Esse conjunto de fatores nos leva ao seguinte ponto: o analista de mídia social deve se comunicar com as empresas para revindicar seus direitos, mas deve buscar uma sutileza no modo de falar para que não crie um empecilho para o próprio no futuro. É melhor evitar expôr a empresa de forma negativa e se prejudicar no conjunto.

Afinal, analistas de mídias sociais entendem como funciona o atendimento das empresas no universo online e sabem que ao se comunicar com uma companhia serão atendidos por um colega de profissão e que este merece ser tratado com respeito. É bem aquele papo de não faça com o outro, o que você não gostaria que fizessem com você. Busque se comunicar com a empresa de forma educada, assim com certeza o seu problema será resolvido mais facilmente.

Para comprovar este ponto, eu questionei alguns colegas de profissão (analistas de mídias sociais) e a visão foi unánime: não se deve deixar de revindicar seus direitos no universo online, mas o importante é também falar com a marca de forma respeitosa. Problemas de qualidade acontecem e a empresa merece ter um crédito para que possa agir e solucionar o caso da melhor forma possível.

Só que lembre-se não deixe os seus direitos irem para o ralo, só porque quer manter um bom contato com uma marca. As empresas compreendem que você tem o direito de exigir um produto/serviço de qualidade. É por isso que falhas extremas de atendimento, desrepeitos e ultrajes, por parte das empresas, não devem ser tolerados, independente da profissão que você possui.

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porBarbara Vilas

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Sobre o Autor

Barbara Vilas

Publicitária, fã de mídias sociais, apaixonada pela família e por alguns ídolos do R&B. Hoje, trabalho com monitoramento e interação em redes sociais, amanhã, só Deus sabe. Aquela que trará boas notícias de marketing digital e questões num ponto de vista diferente sobre o design e a comunicação.

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